início do conteúdo

Ministra das Mulheres visitou oficina em penitenciária feminina onde ocorrerão cursos do Teresa de Benguela

Publicado por: Reitoria / 1 de Dezembro de 2023 às 16:29

A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e o reitor do Instituto Federal de Mato Groso, Julio Santos, visitaram ontem (30) as oficinas de corte e costura e panificação da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May que serão utilizadas pelo IFMT para aplicação de cursos de qualificação profissional para 240 detentas da unidade prisional.

Os cursos terão início em 2024 e fazem parte do projeto Teresa de Benguela, uma parceria do IFMT com o Ministério das Mulheres que prevê o atendimento a 1520 mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social até dezembro de 2024. Além de corte e costura e panificação, também será ofertado o curso de manicure e pedicure com certificação do IFMT.

“O IFMT está no caminho certo e é com projetos como esse que vamos reconstruir o Brasil e superar as desigualdades sociais que tanto nos incomoda”, destacou a ministra.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flávio Ferreira, o projeto Teresa de Banguela é uma ação fundamental para a ressocialização das presas.

“Ao sair de seus muros e trazer esse projeto para dentro do presídio feminino, o IFMT ajuda essas mulheres a sair daqui com alguma dignidade para se reinserirem socialmente”, afirmou Flávio, que acompanhou a visita.

A coordenadora Laura Aoyama explicou que o IFMT contratará os professores e fornecerá todos os insumos necessários aos cursos. “Vamos utilizar a estrutura que a penitenciária possui, entraremos com a matéria prima dos cursos e com os instrutores além de emitirmos os certificados para as alunas”, frisou.

Acompanharam a visita a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, a deputada federal Gisela Simone, a diretora executiva da Companhia Nacional de Abastecimento, Rosa Neide, a diretora da penitenciária, Jaquelina Santi, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, o juiz da Vara de Execuções Penais Geraldo Fidélis e a equipe técnica do IFMT.

De manhã, a Ministra participou do evento Falas de Teresa, no auditório do campus Cuiabá Bela Vista.

Texto: Jones Martinho - IFMT
                                                                                                                      Foto: Frank Sumiyoshi/Sesp-MT